Telhas Paraná

Como calcular a quantidade de telhas para uma obra

Autor: Telhas Paraná

20 de março de 2017

Como calcular a quantidade de telhas para uma obra
Avalie

Calcular a quantidade de material necessário é essencial para qualquer construção. Além de evitar imprevistos, isto faz com que seja possível projetar os gastos e garantir que eles não extrapolem o seu orçamento.

Calcular quantas telhas serão necessárias para um telhado é um pouco mais complexo que outros cálculos, pois o telhado é uma superfície inclinada. Um engenheiro já leva isto em conta, mas quem constrói por conta pode cometer erros, como usar a área do imóvel ao invés da metragem do telhado para fazer as contas.

Ao escolher qual telha será usada, leve em consideração quantas delas são necessárias para cada metro quadrado, em média. O consumo varia por material, modelo e fabricante. Não se esqueça que cada modelo faz com que o orçamento de mão de obra para o telhado seja diferente!

Confira este guia sobre como calcular a quantidade de telhas para sua obra e evite imprevistos!

orcamento mao de obra para telhado
O ideal é incluir no orçamento de mão de obra para telhado a contratação de um engenheiro que coordene os trabalhos.

Passo a passo: como calcular a quantidade de telhas para um telhado

O primeiro passo é consultar a planta do imóvel para averiguar a medida dos lados de cada água do telhado. Os telhados com várias águas exigem cálculos separados para cada uma delas!

Calcule a área de cada água (lado x lado) de acordo com as informações da planta. Não tenha a inclinação em conta neste momento, este fator será adicionado ao cálculo em uma etapa posterior.

O unidade de medida deve sempre ser o metro quadrado (m²). No caso de uma água com lados 10m e 15m, temos: 10×15=150 m² de área.

O próximo passo é corrigir a medida em planta para a medida que leva em conta a inclinação. Isto é simples: basta consultar uma tabela que mostre o coeficiente de inclinação de cada telhado.

coeficiente de inclinacao telhado
O coeficiente de inclinação de um telhado é tabelado.

Ainda no caso da água com 15m e 10m de lado: digamos a sua inclinação seja de 40%, o que gera um coeficiente de inclinação de 1,077. Multiplicando-o pela área (150×1,077) temos 161,55 m². Esta é a área a ser levada em consideração para calcular a quantidade de telhas.

Para realizar o cálculo final, você deve verificar a quantidade de telhas usadas por metro quadrado, o que varia de acordo com o modelo. Este é um dado fornecido pelo próprio fabricante. No caso de uma telha italiana, para a qual são necessárias 14 unidades por metro quadrado, temos: 161,55×14=2.261,7. Arredondando para cima, são 2.262 telhas.

O último passo é adicionar uma margem de segurança de 5% à quantidade estimada. Ela é necessária pois sempre ocorrem quebras no processo de montagem do telhado.

Antes de calcular a quantidade definitiva de telhas para a sua obra, pratique a conta algumas vezes com dados diferentes. Se preferir, inclua no orçamento de mão de obra do telhado um engenheiro: este profissional está treinado para realizar este cálculo, além de indicar qual é o tipo de telha mais adequado para o seu projeto.

 

O charme das Telhas Transparentes
telhas transparentes

O charme das Telhas Transparentes5 (100%) 1 voto Você já pensou em utilizar telhas transparentes na sua casa? Saiba que o resultado, além de bonito, é muito prático. Afinal de contas, as telhas transparentes permitem uma maior iluminação natural de determinado ambiente. Onde utilizar telhas transparentes? Você pode utilizar as telhas de transparentes tanto para […]

Estilos de Telhados: Confira essas ideias!
tipos de telhado

Estilos de Telhados: Confira essas ideias!Avalie Investir em estilos de telhados que fogem do óbvio é uma boa ideia para transformar a fachada do imóvel e valorizá-lo financeiramente, aumentando seu valor de venda. Mas, como adotar diferentes tipos de telhado? O segredo está em pesquisar estilos de arquitetura e utilizar aquele que mais combina com […]