Telhas Paraná

Dicas de como limpar a caixa d’água

Autor: Telhas Paraná

3 de outubro de 2016

Dicas de como limpar a caixa d’água
Avalie

A limpeza periódica da caixa d’água é essencial para todas as residências. Ela mantém a qualidade da água servida aos moradores do imóvel, diminuindo o risco de contrair doenças, como infecções e intoxicações.

Além disso, a limpeza tira folhas, galhos e demais materiais que por ventura entrarem na caixa d’água, eliminando ainda eventuais focos de proliferação do mosquito da dengue, que pode contaminar não somente os moradores, mas também seus vizinhos e familiares.

daixa-d-agua

Mas, como limpar a caixa d’água?

Não há muitos segredos e esse tipo de serviço pode ser feito por qualquer morador. O primeiro passo é programar com antecedência a limpeza, porque essa é uma atividade que demanda algumas horas para ser concluída.

Garanta uma escada com boa qualidade para acessar à caixa d’água, posicionando-a num local em que não haja risco de escorregar. Dessa forma, minimiza-se as chances de acidentes durante a limpeza.

Feche o registro de água da casa ou então amarre a boia da caixa. Com o auxílio de baldes e bacias, tire e armazene parte da água, que será utilizada para limpeza. Deixe no fundo da caixa somente um palmo d’água.

Usando um pano ou tampa específica, feche a saída, para impedir que a sujeira que será retirada não desça para a casa. Assim, elimina-se a possibilidade de entupir ou contaminar as tubulações.

Esfregue as paredes e fundo da caixa usando um pano ou uma escova com cerdas macias. Não use produtos abrasivos, como vassouras com cerdas duras, sabão e detergente, para não danificar a caixa d’água.

Feito esse processo, retire a água restante e sujeira com o auxílio de uma pá, panos e balde. Com a saída da caixa ainda fechada, coloque um palmo d’água e dois litros de água sanitária. Molhe as paredes da caixa com essa solução, deixando-a agir por duas horas para desinfetar.

Passado esse período, abra a saída da caixa e a esvazie. Dentro de casa, abra torneiras e acione a descarga, para escoar a solução e desinfetar tubulações. Use essa água também para lavar pisos. Depois, tampe a caixa d’água para evitar a entrada de insetos e sujeiras e abra o registro novamente ou desamarre a boia para que uma nova água chegue até a caixa d’água limpa.

O charme das Telhas Transparentes
telhas transparentes

O charme das Telhas Transparentes5 (100%) 1 voto Você já pensou em utilizar telhas transparentes na sua casa? Saiba que o resultado, além de bonito, é muito prático. Afinal de contas, as telhas transparentes permitem uma maior iluminação natural de determinado ambiente. Onde utilizar telhas transparentes? Você pode utilizar as telhas de transparentes tanto para […]

Estilos de Telhados: Confira essas ideias!
tipos de telhado

Estilos de Telhados: Confira essas ideias!Avalie Investir em estilos de telhados que fogem do óbvio é uma boa ideia para transformar a fachada do imóvel e valorizá-lo financeiramente, aumentando seu valor de venda. Mas, como adotar diferentes tipos de telhado? O segredo está em pesquisar estilos de arquitetura e utilizar aquele que mais combina com […]