Telhas Paraná

Tipos de Telhas, eles são tantos. Qual eu devo escolher?

Autor: Telhas Paraná

15 de outubro de 2017

Tipos de Telhas, eles são tantos. Qual eu devo escolher?
Avalie

A etapa de definição do telhado de uma construção é sempre um momento difícil. É preciso saber escolher os tipos de telhas certos para garantir um resultado mais bonito e funcional.

Acontece que o universo das telhas é gigante, abrangendo versões de diferentes formas, cores e materiais, o que acaba por complicar ainda mais o momento da escolha e compra desse material de construção.

Afinal, qual tipo de telha escolher para seu projeto? Uma dica importante é conhecer o material com que o produto é confeccionado. Assim, é possível entender como as telhas funcionam e escolher a que melhor se adeque às suas necessidades.

Para ajudar e simplificar essa tarefa listamos abaixo os principais tipos de telha. Conheça quais são eles e saiba em quais tipos de construções e casos são mais indicados.

Telha de cerâmica

telhas de cerâmica

É um dos tipos de telhas mais conhecido e utilizado em imóveis residenciais. Há uma razão para isso: a cerâmica é um material repleto de benefícios e com o diferencial de ter um preço justo.

A telha de cerâmica proporciona melhor conforto térmico ao ambiente interno e excelente vedação e impermeabilização. Assim, ela acaba reduzindo um problema comum, as temidas infiltrações que podem prejudicar o forro.

Entre os principais modelos de telha de cerâmica estão as coloniais e portuguesas, que são as mais usadas, além das francesas e romanas. Todas elas são perfeitas para estilos de telhado clássicos e tradicionais.

 

Telha de concreto

telha de concreto

Versão que tem como principais vantagens o conforto térmico, vida útil elevada e preço acessível, principalmente de instalação. O ponto negativo fica por conta da impermeabilização, pois o concreto é poroso, capaz de reter água da chuva.

Mas, nem tudo está perdido: há tipos de telhas de concreto impermeabilizadas com produtos especiais. Esses produtos aumentam a durabilidade do material de construção e resolvem o problema de porosidade.

A boa notícia é que esse tipo é bastante versátil e pode ser usado em construções residenciais, comerciais e industriais, apresentando uma estrutura mais robusta e resistente.

 

Telha de fibrocimento

 

telha de fibrocimento

 

Este tipo de telha une a fibra (geralmente de materiais sintéticos) e o cimento. Como diferencial, esta é uma versão barata e leve, ou seja, não exige a construção de uma base robusta para sustentação, como acontece com as telhas de cerâmica.

Além disso, a telha de fibrocimento é resistente a constantes variações climáticas e é fácil de ser manuseada. Ela também pode ser encaixada de maneira simples, o que agiliza a finalização do telhado.

A opção de fibrocimento é perfeita para imóveis residenciais, especificamente em áreas externas, como para a churrasqueira, garagem e demais espaços que precisam de cobertura.

 

Telha de policarbonato

telhas transparente

É uma das versões mais resistentes disponíveis no mercado. O policarbonato é um plástico extremamente duro e com boa transparência, o que possibilita aproveitar a luz solar melhor e economizar com energia elétrica para iluminar espaços.

A telha de policarbonato, que está disponível em diferentes cores e formatos, é especialmente indicada para coberturas de áreas externas, como garagens, churrasqueiras e espaços de lazer e recreativos, como quadras esportivas.

 

 

 

Você também poderá se interessar por…

>> Por que as telhas de fibrocimento são aliadas dos telhados baratos? Leia aqui.

>> Conheça a tesoura de um bom acabamento de telhado. Leia aqui.

>> Cobertura com telha transparente em residências. Leia aqui.

O charme das Telhas Transparentes
telhas transparentes

O charme das Telhas Transparentes5 (100%) 1 voto Você já pensou em utilizar telhas transparentes na sua casa? Saiba que o resultado, além de bonito, é muito prático. Afinal de contas, as telhas transparentes permitem uma maior iluminação natural de determinado ambiente. Onde utilizar telhas transparentes? Você pode utilizar as telhas de transparentes tanto para […]

Quais são as diferenças entre os tipos de telhas? Nós explicamos!
telhas de concreto

Quais são as diferenças entre os tipos de telhas? Nós explicamos!Avalie Escolher telhas para um imóvel é mais complexo do que parece. A estética não é o único fator relevante: é preciso ter em consideração o material, sua durabilidade, preço, clima da região, inclinação do telhado… Sim, é muito para ponderar! Para facilitar sua vida, […]