Telhas Paraná

Quais são as vantagens da ripa de pinus?

Autor: Telhas Paraná

20 de junho de 2017

Quais são as vantagens da ripa de pinus?
Avalie

As ripas de madeira são peças imprescindíveis em qualquer telhado, independente do tipo de telha usado no projeto. Confira o guia que a Telhas Paraná preparou sobre estas peças:

Qual a importância da ripa para telhado?

ripa de pinus
Sem a ripa, é impossível construir um telhado.

A ripa para telhado consiste de um pedaço de madeira pequeno, que serve para a fixação das telhas. Ou seja: a ripa é essencial em qualquer projeto! Sem ela, não há nada que dê suporte às telhas.

Porém, a ripa de madeira é usada até mesmo em projetos com outras coberturas. Os telhados de palha, característicos de imóveis à beira mar, precisam das ripas de madeira para que haja onde fixar o acabamento, por exemplo.

De qual material são feitas as ripas?

Por mais que as ripas de madeira sejam a opção mais tradicional para todos os tipos de construção, já é possível comprar ripa para telhado feita de aço. Entretanto, em locais com maresia e/ou presença de produtos químicos, este material exige um tratamento diferenciado – o que significa mais custo.

Por que usar a ripa de pinus?

A primeira tentativa de inserir o pinus na flora brasileira falhou: a variedade, trazida por imigrantes europeus, não se adaptou ao clima do país.

Contudo, na década de 1970, começaram a ser plantadas variedades provenientes da América do Norte, que se adaptaram sem problemas às regiões sul e sudeste. O sucesso do cultivo foi tanto que esta madeira passou a substituir a araucária para diversos fins, inclusive na construção civil.

O uso da ripa de pinus, além de preservar espécies nativas, oferece várias vantagens. Feita com uma madeira de boa densidade e velocidade de secagem, é uma excelente opção para a estrutura de seu telhado.

Os benefícios deste produto são a alta disponibilidade e o preço atrativo. Isto acontece pela combinação de dois fatores: a boa oferta destas árvores e o fato de as plantações estarem a distâncias curtas dos grandes centros, onde há mais demanda pela ripa de pinus.

Além disso, o fato de a árvore não ser nativa, mas trazida de fora, faz com que não exista a necessidade de derrubar espécies naturais da região, preservando a flora local.

Dicas gerais para a montagem de ripa para telhado

A disposição de cada ripa para telhado depende da telha selecionada para a cobertura: a distância entre cada peça é a mesma da galga (medida entre o ponto de encaixe e a outra extremidade da telha). O ideal é enviar uma telha ao marceneiro responsável para que ele calcule as medidas e as distâncias.

Madeiras em Curitiba

A madeira vem sendo utilizada na construção civil há vários anos, isso porque este material é muito resistente e se adapta as mais diversas situações. Apesar da grande utilização de materiais de alvenaria na construção de casas e edifícios, as madeiras ainda são uma excelente solução para os mais diferentes estilos de obras, principalmente por que, apesar de ser um material muito resistente, o seu peso em comparação aos outros é muito inferior.

Construções de madeira e suas vantagens

Hoje em dia com os materiais de alvenaria em alta, e as pessoas sempre investindo em casas com mais andares, as construções em madeira acabaram ficando para trás, porém, esse tipo de material apresenta diversas vantagens e hoje vamos apresentar algumas delas.